QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Telhado embutido: o que é e quais suas características

Autor: Tiberó | 11 de março de 19
Compartilhar

A construção de um imóvel possui algumas etapas vitais: a fundação, o piso, as paredes e, é claro, o telhado. Comum em nosso dia a dia, o telhado convencional é a primeira alternativa de quem está construindo ou reformando…

Mas e se te dissermos que há uma alternativa ainda mais bonita e barata? Se trata do Telhado Embutido!

O que é o Telhado Embutido?

Você com certeza já viu um Telhado Embutido. Ele é comum em edifícios com ou sem cobertura.

O telhado embutido se destaca justamente por sua simplicidade: ele fica “escondido” atrás de uma pequena mureta (chamada de platibanda). Sua estrutura de telhas é mais baixa e próxima da laje, ocasionando um ângulo de caimento mais discreto que o visto em telhados convencionais.

Quais as diferenças do Telhado Embutido para o Telhado Convencional?

O telhado embutido carrega um aspecto bem peculiar e moderno, destacando-se por ser um elemento arquitetônico contemporâneo. Por isso, é cada vez mais comum vê-lo em casas (e claro, edifícios).

Só que as diferenças do telhado embutido para o telhado convencional não param por aí. Em condições normais (que não há extremo calor, frio, chuvas, etc.), o telhado embutido pode ter um custo bem menor na hora de construir. Aliado a esse fator, ainda, está sua facilidade de instalação.

Por conta de seu projeto, o telhado embutido permite que uma estrutura mais leve o suporte. Muito disso está relacionado às telhas usadas, que podem ser de fibrocimento, polipropileno e metal, em vez das pesadas telhas de cerâmica ou barro dos telhados convencionais.

Ainda falando em estrutura, ela pode ser feita de madeira ou metal, contendo tesouras, terças, calhas e rufos.

Quais as vantagens do Telhado Embutido?

Toda essa popularização do telhado embutido tem justificativa. Esse tipo de construção não se trata apenas de uma tendência, mas traz benefícios claros a quem opta por ela. Veja alguns deles:

  • Redução de custos na construção.
  • Exige estruturas menores e mais leves, o que pode impactar de forma positiva em toda infraestrutura.
  • Menor tempo de construção.
  • Apesar de ainda necessitar de manutenção, é mais simplificada.
  • Traz um grande toque de modernidade à construção.

Quais as desvantagens do Telhado Embutido?

De toda forma, não se pode afirmar que o telhado embutido é 100% superior ao telhado convencional. Há casos e casos, e tudo precisa ser analisado. Para equalizar a balança, trazemos um levantamento de algumas desvantagens desse tipo de telhado, veja só:

  • Maior a dependência das calhas.
  • Pouco espaço entre telhado e laje.
  • Maior cuidado com impermeabilização
  • Talvez haja a necessidade de investir em proteção termoacústica, como mantas térmicas.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre o telhado embutido? Trouxemos uma visão ampla e simplificada especialmente para sanar as principais dúvidas que ouvimos sobre esse tipo de construção.

Se você quer saber mais detalhes sobre o telhado embutido e como eles podem se encaixar em sua nova construção ou reforma, é só entrar em contato conosco! E não deixe de visitar nossa loja e conferir as ofertas especiais em telhados!

Compartilhar