Na rotina de casa ou do apartamento, não é raro lidar com alguns problemas estruturais que podem dar uma bela dor de cabeça. Situações envolvendo, por exemplo, a pressão na boia da caixa d’água, caso não resolvidas, se tornam os embriões de problemas ainda maiores, como infiltrações.
O efeito dominó disso vai parar inteiramente no bolso dos residentes. Um problema de infiltração pode significar uma reforma considerável em sua casa, especialmente se o assunto é caixa d’água: ou seja, além de paredes, possivelmente o teto deverá ser reformado.
E claro, nós imaginamos, ninguém quer isso.
No entanto, como de fato consertar essa falha na caixa d’água, mesmo sem experiência no assunto? No texto de hoje, vamos separar algumas dicas para você entender quando deve regular na boia da caixa d’água para que não ocorram consequências na estrutura da sua casa. Confira!
Casas cuja alimentação de água vem da rua ou do reservatório predial e utilizam o método de abastecimento pela gravidade, contam com um dispositivo em suas caixas chamado de torneira de boia.
Esse dispositivo controla a entrada de água dentro de reservatório, limitando-a até o limite operacional da caixa, o que evita o transbordamento.
A torneira nada mais é que um registro convencional, só que sua abertura é comandada por uma bóia acoplada ao mecanismo. Conforme o nível da água subir, a boia sobe, interrompendo o fluxo de água da torneira de alimentação.
No entanto, o que acontece em alguns casos é que a pressão da água via alimentação é forte demais. Sendo assim, a água ultrapassa o nível operacional da caixa, ocasionando o transbordamento da mesma.
Existem algumas formas de resolver esse problema. Para pessoas com algum conhecimento sobre encanamentos, é possível realizar sem suporte de um profissional. Porém, recomendamos sempre procurar o auxílio de alguém com experiência no assunto para garantir a melhor aplicação.
Muitas vezes, a solução para regular a pressão na boia da caixa d’água é realmente trocar a mesma. Na maioria dos casos, as boias convencionais não aguentam pressões muito grandes.
Uma boa alternativa é optar por uma torneira de boia industrial, que possui materiais mais robustos para suportar a alta pressão de alimentação.
O ideal é medir a pressão com um manômetro para então solicitar ao vendedor o modelo mais adequado.
Outra opção para regular a pressão na boia da caixa d’água é instalar uma válvula redutora de pressão diretamente no canal de alimentação do reservatório. Assim, você pode regular a pressão manualmente e de acordo com as necessidades.
Caso você não queira trocar a torneira ou instalar uma válvula, uma forma indireta de regular a pressão na boia da caixa d’água é através de um extravasor (conhecido como “ladrão”).
Se trata de um canal, de diâmetro maior que o alimentador principal, localizado acima do nível operacional da caixa. Assim, quando a água ultrapassar o limite, ela escoa pelo extravasor.
Nesta situação, é preciso direcionar a água para algum uso externo. Por isso, essa é considerada uma solução emergencial.
E então, entender como regular a pressão na boia da caixa d’água? Esperamos que essas dicas ajudem você a evitar problemas de infiltração em sua casa!
Para mais dicas e conteúdos sobre construção, continue de olho em nosso blog!