QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Passo a passo para a limpeza da caixa d’água

Autor: tibero_madgo | 24 de setembro de 18
Compartilhar

Em nosso artigo vamos te ensinar um passo a passo para que você mesmo consiga limpar a sua caixa d’água. Sem esforço e nem dificuldades. Confira!

Realizar a limpeza da caixa d’água é algo simples e, ao mesmo tempo, muito importante, inclusive para a sua saúde. Aliás, ela deva ser limpa de seis em seis meses (ou seja, duas vezes por ano), independentemente de qual material ela seja feita.

Sendo assim, o post de hoje é bem prático e vai te ensinar um passo a passo para você mesmo conseguir limpar a sua caixa d’água. Portanto, programe-se para esse dia de limpeza! Vamos lá?

Passo 1: separe os materiais necessários

Para limpar sua caixa d’água você vai precisar de:

* Balde;
* Esponja;
* Panos Limpos;
* Água Sanitária;
* Vassoura de cerdas macias (nunca use a de cerdas metálicas);
* Botas e Luvas;
* Escada, caso a caixa d’água esteja no alto.

Passo 2: feche o registro de entrada de água

Antes de tudo, feche o registro de entrada de água, que fica na entrada da própria caixa d’água.

Se ela não tiver esse tipo de registro, então feche o registro de passagem geral de água do imóvel.

Passo 3: reserve parte da água, esvazie a caixa d’água e feche o registro de saída

Registro de entrada fechado, é hora de reservar parte da água para as suas atividades domésticas – mas mantenha cerca de um palmo de água dentro da caixa, que será utilizada para a limpeza.

Água reservada, é hora de esvaziar a caixa, abrindo todas as torneiras e dando descargas para esse procedimento. Quando sobrar um palmo de água na caixa, tampe as saídas de água (com panos, por exemplo), para evitar que a sujeira desça pelos canos durante a limpeza.

Passo 4: é hora da limpeza

Registro fechado? Caixa d’água vazia com apenas um palmo de água? Canos isolados? Então é hora da limpeza.

Com um pano e uma esponja macia, limpe o fundo e as paredes internas da caixa, e, se for necessário, retire excessos de sujeiras e resíduos com uma pá e uma vassoura de cerdas macias (devidamente limpa).

Não se esqueça: nunca utilize vassouras ou qualquer escova com cerdas metálicas, e nem detergente ou qualquer tipo de sabão na limpeza. Ela deve ser limpa apenas com panos, escova macia e a água que já está na caixa d’água.

Se for preciso, você também pode utilizar parte daquela água que você reservou lá no início para ajudar na limpeza.

Passo 5: descarte a água suja na tubulação de limpeza e feche o registro de limpeza

Atenção: nunca descarte a água suja na tubulação de saída de água (ou seja, nos pontos que ligam as torneiras, os chuveiros e as descargas), pois a sujeira irá contaminar a água.

O descarte deve ser feito apenas na tubulação de limpeza, e, logo após, feche esse registro de limpeza.

A água suja que não desceu pela tubulação de limpeza, e, portanto, permaneceu no fundo da caixa, você pode retirar com a ajuda de um pano limpo, balde ou esponja limpa.

Passo 6: é hora da sanitização da caixa d’água e dos pontos de consumo

A sanitização da caixa d’água e dos pontos de consumo é muito importante para concluir o processo de limpeza e garantir que não há mais sujeira.

Para isso, abra apenas o registro de entrada de água – mantenha os demais fechados – e encha a caixa d’água com cerca de um palmo de água, fechando o registro em seguida.

Então, se a sua caixa for de 1.000 litros, adicione 1 litro de água sanitária; se ela for de 500 litros, adicione ½ litro de água sanitária, e, se ela for de 2.000 litros, adicione 2 litros de água sanitária.

Deixe a mistura na caixa d’água por 2 horas, sendo que a cada 30 minutos, passe a mistura com um pano nas paredes internas da caixa e na tampa dela.

Depois de 2 horas, abra o registro de saída de água, descargas e torneiras, para que a mistura com a água sanitária também higienize essas tubulações de saída/consumo.

Depois que toda água estiver descartada, feche as descargas, os chuveiros e as torneiras e, então, abra o registro de entrada de água para encher a caixa – mantenha o registro de saída aberto.

Finalize tampando a caixa e registre a data da próxima limpeza na parede externa (daqui a 6 meses).

Uma dica é utilizar a primeira água armazenada na caixa para a limpeza de banheiros, quintal e pisos, para que não haja resíduos de água sanitária nos demais usos.

Bom, esse foi o passo a passo para a limpeza da caixa d’água. Apesar de parecer que são muitos processos, com a prática você verá que é um procedimento simples. Caso precise, você também pode contratar um profissional que faça essa limpeza.

E fique atento: se a sua caixa d’água não for de fácil limpeza e acumula muita sujeira, além de estar mal vedada ou a água estiver com aparência incomum, talvez seja a hora de trocá-la por uma nova.

Nesse caso, clique aqui e conheça os nossos modelos. Se ficar com alguma dúvida, deixe o seu comentário. Até a próxima!

Compartilhar