QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Modelos de telhado: conheça os mais comuns e suas características

Autor: Tiberó | 06 de setembro de 19
Compartilhar

Na hora de definir o projeto da sua próxima obra, seja residencial ou comercial, é muito importante saber qual modelo de telhado escolher. Afinal, é ele quem vai definir todo estilo arquitetônico da obra.

Porém, essa não é uma decisão fácil. Há incontáveis tipos e variações de estilos de telhado, cada um com suas características, vantagens e desvantagens.

No artigo de hoje, separamos os tipos de telhado mais comuns para que você entenda qual vai se aplicar melhor em seu projeto. Confira!

7 tipos de telhado mais comuns

Muito além do estilo arquitetônico, o telhado é um componente essencial para a composição estrutural da obra. Para escolhê-los, não basta apenas a vontade do cliente, mas que o modelo seja o ideal para as condições climáticas do local da obra.

Conheça os modelos mais comuns!

1. Telhado de 1 água

Geralmente construídos em obras menores, cuja necessidade de cobertura não seja tão extensa. A “água” é referente ao caimento ou lado de escoamento. Neste caso, é apenas 1 caimento.

Por isso, seu custo é baixo e a estrutura necessária para suportá-lo é simples e leve.

2. Telhado de 2 águas

Tradicional, o telhado de 2 águas possui dois lados de caimento. Ele serve em construções com mais de 4 metros quadrados e que necessitam de escoamento nos dois lados da obra.

Ainda assim, é possível executá-lo de forma simples e com preço acessível. Os estilos mais conhecidos são o americano (onde uma das faces é mais alta/maior que a outra) e a cangalha (onde as 2 faces do telhado são iguais).

3. Telhado de 3, 4 ou mais águas

Possuir um telhado de 3 ou mais águas já é um passo além, pois este modelo se aplica em obras mais complexas, normalmente com mais pisos, desníveis e cômodos.

Seu custo é mais elevado por conta do nível de mão de obra e estrutura necessários, porém o escoamento da água é muito melhor.

4. Telhado em L

Este modelo vai depender de como você quer aproveitar o espaço da casa, quintal e/ou garagem. Sua principal característica é o formato, em L, mas pode ser construído seguindo qualquer um dos modelos aqui apresentados.

5. Telhado sobreposto

O telhado sobreposto apresenta um visual moderno e diferente, já que são níveis de telhados diferentes, um sobre o outro. Assim, apesar do alto custo, você agrega mais valor e estilo à obra.

6. Telhado verde

O telhado verde é ideal para quem busca uma arquitetura sustentável. Este modelo pode custar um pouco mais que os tradicionais, porém ele agrega muito em estilo e mesmo saúde, já que as plantas e árvores do telhado verde purificam o ar do local.

7. Embutido

O modelo de telhado embutido está cada vez mais se popularizando. Com ele, o telhado fica escondido na estrutura da casa, dando uma aparência mais limpa e moderna.

Ele pode ser um pouco mais caro por conta dos custos de impermeabilização, porém, compensa agregando valor.

 

E então, escolheu seu modelo de telhado preferido? Continue acompanhando nosso blog para mais novidades e dicas sobre construção!

Compartilhar