QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Ganhando mais iluminação natural com as telhas translúcidas

Autor: Tiberó | 06 de junho de 19
Compartilhar

Para quem busca construir ou reformar um telhado e ainda aproveitar essa parte da casa para promover economia e um visual único, as telhas translúcidas são uma das melhores opções.

Não tão difundidas nas construções, mas fáceis de serem encontradas no mercado, as telhas translúcidas trazem um toque de originalidade para os telhados.

Sua principal característica é permitir a passagem do sol, sendo uma alternativa perfeita para quem busca cobrir um espaço com pouca luminosidade.

Os materiais que compõem esse tipo de telha variam, mas é possível encontrar telhas translúcidas de vidro ou plásticos especiais, como policarbonato.

O preço das telhas translúcidas varia de de acordo com material, estilo (ondulada, reta, etc) e tamanho. É possível encontrar modelos que custam de R$ 20 a R$ 400 em lojas do ramo.

Por conta disso, costumam ser um pouco mais caras que modelos tradicionais. No entanto, o ganho com a iluminação natural pode compensar o preço, já que alivia o uso de energia.

Os principais modelos de telhas translúcidas

Como as necessidades são diversas, os modelos de telhas translúcidas se multiplicam pelo mercado, se encaixando em necessidades estruturais, estéticas e luminosas específicas. Confira alguns dos principais modelos:

Ondulada: O modelo clássico relembra as telhas de fibrocimento que ainda são muito utilizadas nas casas do Brasil.

É de fácil encaixe, perfeita para cobrir sacadas ou cômodos externos. É encontrada em vários materiais plásticos, como policarbonato, polipropileno e muito mais.

Romana: Seu formato ajuda em um encaixe simples e eficiente. Por isso, é recomendada em telhados que usem telhas de formato igual, para que não haja brechas entre cada peça.

Costumam ser vendidas em modelos 100% transparentes.

Colonial: As telhas translúcidas coloniais possuem formato curvo (em U) e possui uma instalação única. O telhado que as usa deve possuir certo grau de inclinação, para que canais de escoamento sejam criados.

Além disso, nem todas as telhas desse modelo são 100% transparentes.

Há diferentes tipos, que se encaixam nas mais diversas necessidades:

  • Telhas Translúcidas: Semelhante à de cima, só que seu material é um pouco modificado para que nem toda luz a atravesse. Assim, a luminosidade fica em torno de 70%.
  • Telhas Leitosas: Essa variação apresenta uma aparência fosca, que filtra boa parte da luz. É encontrada em diversas cores, para combinar com o ambiente e dar um toque de cor à luminosidade.
  • Telhas Transparentes: Permitem total passagem da luz.

Onde utilizar as telhas translúcidas?

Para este tipo de telha, o uso mais comum é o que envolve a necessidade de iluminação natural.

Por isso, é encontrada em chalés (ocupando pequenos espaços nos telhados, de 1m² por exemplo) e garagens. A entrada de luz, nesses casos, auxilia a iluminação elétrica e deixa o ambiente mais neutro, sem grandes pontos de sombra.

Para quem busca iluminar todo um cômodo ou espaço, as telhas servem como ótima proteção (igual às normais), apenas fornecendo total luminosidade ao local.

É comum cobrir cômodos externos, como áreas de churrasqueiras ou jardins de inverno, estufas, corredores, ambientes comerciais específicos, como áreas de meditação e yoga.

 

As telhas translúcidas são uma ótima opção para quem busca mais iluminação natural em sua construção, seja um cômodo da casa ou externo.

O você achou desta opção? Continue acompanhando conteúdos sobre construção em nosso blog! Até a próxima!

Compartilhar