Na sua casa, quanta atenção você deu ao projeto hidráulico? Qualquer descuido com esse elemento da residência pode ser o começo de uma grande dor de cabeça. Por isso, o seu planejamento e execução devem ser da maior qualidade.
No entanto, para muitas pessoas, o projeto hidráulico é uma parte desconhecida da construção de uma residência. É normal, especialmente para quem não tem familiaridade com a construção civil. Porém, se você está pensando em construir ou reformar, é essencial caprichar no sistema hidráulico.
A grande dúvida, porém, mora aí: o que é um projeto hidráulico? Como garantir sua melhor execução, que beneficiará sua residência por anos a fio? Continue a leitura para aprender!
Ao desenvolver o projeto hidráulico, o engenheiro define toda distribuição de água pela residência. Ele deve considerar a quantidade para cada necessidade (pia da cozinha, pia do banheiro, alimentação das máquinas de lavar roupas, privadas, chuveiro, etc), além de pensar na pressão adequada.
O projeto hidráulico também sinaliza a coleta e o afastamento de águas pluviais e águas servidas. Outro ponto essencial é que o sistema deve impedir o retorno de águas poluídas, gases, insetos e demais elementos, mantendo o encanamento limpo.
Como toda construção, os materiais empregados no projeto hidráulico fazem toda diferença. Afinal, muito mais do que qualidade dos encanamentos, falamos de economia.
Pense bem: e se uma tubulação do seu sistema hidráulico estourar, qual o procedimento?
Isso mesmo, você terá que quebrar pisos ou assoalhos, prejudicar a alvenaria da casa e depois refazer tudo. Ou seja, além dos custos com a tubulação nova, você deve considerar toda demolição e reconstrução do local específico.
Em poucas palavras, um mau projeto hidráulico pode significar grandes prejuízos para você em um futuro próximo.
Por isso, é essencial gastar com inteligência. Afinal, as tubulações geralmente correspondem a apenas 3% do orçamento total da obra.
Ainda assim, é comum ver improvisações e “gambiarras” nos projetos hidráulicos por aí. Não por menos, a maioria dos problemas e patologias identificados em edifícios, por exemplo (que possuem instalações embutidas), são causadas por falhas no sistema hidráulico.
Esses dados só tornam ainda mais fundamental a necessidade de contar com peças de qualidade.
Para ter ainda mais conforto na hora de realizar essa aquisição, a nossa dica é comprar as peças pela Internet! Ao optar por um site de confiança, que entrega dentro do prazo e possui ótimas condições de pagamento, você só tem a ganhar.
A Loja da Tiberó é uma alternativa. A seção de peças e componentes hidráulicos possui os melhores produtos do mercado, a um preço que combina com o seu bolso.
São joelhos, registros, luvas, canos em formato “T”, adaptadores e tudo mais da linha Hidráulica da Amanco.
E então, entendeu a importância de um bom projeto hidráulico e a utilização de peças de qualidade na sua execução? É a garantia que você um sistema de distribuição de água eficiente e seguro para toda família.
Para mais conteúdos sobre construção civil, continue de olho em nosso blog!