QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

5 dicas de ouro para evitar futuros problemas em seu telhado

Autor: Tiberó | 28 de maio de 19
Compartilhar

O telhado é uma das partes mais importantes de uma construção. Mas geralmente, é um dos que menos contam com manutenções, revisões e consertos. No entanto, o lado negativo disso é que o descaso pode causar muito estresse e custar caro para seu bolso.

Por isso, responda: qual o estado do seu telhado agora? Os materiais e toda estrutura montada tem qualidade suficiente para que mantenha sua durabilidade e nem provoque incômodos futuros?

Se a sua resposta foi não para alguma dessas perguntas, talvez você tenha um problema a resolver… Mas muita calma, pois a Telhadão chegou para te ajudar!

Logo abaixo, listamos algumas boas práticas para que você evite grandes reformas (e altos custos) com seu telhado. Confira:

Problemas no telhado? Não seguindo essas 5 dicas de ouro

O telhado protege o interior de uma construção de todo tipo de intempérie, especialmente as climáticas: calor, frio, chuvas e vento (e, ocasionalmente, granizo). Para protegê-lo, recomendamos o seguinte:

1 – Manutenção Preventiva em vez de Corretiva

A primeira dica diz respeito não a uma ação, mas a uma boa prática que você deve seguir.

Em vez de esperar para que o problema aconteça em seu telhado para só então arrumá-lo (manutenção corretiva), gastando mais dinheiro e trazendo mais estresse para dentro da sua casa ou empresa, por que não adotar uma estratégia de manutenção preventiva?

Ou seja, uma manutenção que sirva para prevenir que futuros acidentes aconteçam!

Estabeleça um cronograma anual de verificação do seu telhado, contrate um profissional capacitado e comece a caçar pelos problemas. Se encontrá-los ainda no começo, é uma chance de evitar desastres futuros e preservar seu bolso.

2 – Faça uma revisão das telhas e da estrutura de apoio do telhado

Manter um telhado em bom estado significa que suas telhas, independente do tipo comprado, darão conta do recado. Por isso, fazer uma revisão na condição das telhas é um passo vital para garantir a durabilidade do telhado.

Fique atento em questões como: rachaduras nas telhas, alinhamento dos encaixes, possíveis aberturas que causem infiltração.

Além disso, junto com o profissional capacitado, investigue a condição da estrutura. Se for de madeira, é preciso ainda mais atenção: verifique se vigas, colunas e suportes estão firmes e bem assentadas, sem pontos de umidade.

3 – Atenção às calhas!

Em sequência, um item que nem sempre é levado em conta: as calhas.

Responsáveis por escoar a água e sujeira proveniente de chuvas, é comum que as calhas do telhado fiquem entupidas com detritos de árvores, folhas e tudo mais. Se a sua calha estiver ao alcance de uma escada, vista o par de luvas, pegue sua sacola plástica e limpe o máximo que conseguir!

Para construção com calhas altas, procure em sua cidade serviços especializados.

Renegar a limpeza das calhas do telhado por ser terrível: ocasionando quedas ou quebra de material, infiltração e muito mais.

4 – A limpeza é essencial

Além das calhas, trate de limpar o telhado todo. As sujeiras podem acumular em qualquer fresta, ocasionando aberturas, rachaduras ou comprometendo o alinhamento das telhas.

Com a ajuda do profissional qualificado, limpe o telhado começando por, com muito cuidado e equipamentos de proteção, varrer a sujeira na superfície das telhas. Faça o mesmo no piso de sustentação e na estrutura.

5 – Problemas com infiltração? Talvez esse seja o motivo

Uma dica extra para você: se estão ocorrendo infiltrações ou pontos de umidade e seu telhado estiver em boas condições, talvez o problema esteja no ângulo da estrutura.

Cada telhado deve ter um ângulo de caimento especificado pelo fabricante das telhas.

Se infiltrações estão acontecendo nessas condições, é uma boa ideia que você e seu pedreiro revejam as indicações técnicas do fabricante.

Viu só como é possível ficar longe de problemas com o telhado? Qual dessas dicas você mais gostou? Conte para nós!

Compartilhar