Uma torneira pingando é sempre sinal de problemas. Muitas vezes, as pessoas escolhem ignorar, o que leva a dores de cabeça futuras e custos para seus bolsos. No entanto, quem presta atenção no cenário pode encontrar a solução em ações bem simples e baratas. E você, sabe consertar uma torneira pingando?
Sabemos que o conhecimento prático do tema não é algo tão popular. Muitas pessoas nunca sequer desmontaram uma torneira sozinhas. No entanto, é uma tarefa que pode ser feita com tranquilidade e sem perigos — isto é, se você quiser fazê-la sozinho.
Afinal, para o problema de torneira pingando, há sempre a possibilidade de contratar um encanador. O profissional, especializado no tema, poderá prestar um auxílio de alta qualidade e eficiência.
Agora, se você quer entender a fundo sobre a questão, encontrar a melhor solução e ainda poupar um dinheirinho, a gente preparou um guia bem objetivo. Preparado? Então continue a leitura conosco!
Uma vazamento em sua torneira pode ser ocasionado por vários fatores, dos mais simples aos mais complexos. Além de tudo, o problema pode potencializar outras patologias, como infiltrações. Portanto, o cuidado é necessário.
Em geral, a primeira coisa que as pessoas pensam é no aperto da torneira. Normalmente, é uma solução paliativa e apenas desacelera o desenvolvimento do vazamento.
Essa alternativa, ainda, é bastante desaconselhada. O motivo é simples: quanto mais você aperta a rosca da torneira, mais força a vedação, gastando-a.
Com isso, temos a segunda possível causa: um problema de vedação.
Normalmente, todos os problemas que envolvem um gotejamento descontrolado da torneira são originários de patologias nessa parte do conjunto: o sistema de vedação. O componente em questão é conhecido como vedante.
Em torneiras comuns, que você precisa girar pelo menos uma volta inteira para abrir o fluxo de água, você encontra o vedante no reparo. Se trata de uma pequena peça circular de borracha.
O problema pode ser o mesmo em torneiras ¼, onde é necessário acionar apenas um quarto do mecanismo para que a água flua (como naquelas que usam sistema de alavanca ou acionamento mono comando). Porém, nesses casos, é preciso trocar o reparo inteiro (local onde fica o vedante).
O conserto de torneiras costuma ser uma tarefa simples, mas é preciso ficar atento a alguns pontos. Entre os principais, destacamos alguns como primeiro abrir a torneira e entender o problema, para então ir à loja compras as peças. Assim, você gasta seu dinheiro com inteligência, sem extras.
Além de tudo, quando for começar o conserto, lembre-se de fechar o registro de água. Após isso, você pode seguir com a operação.
Para a torneira comum, há duas formas de conserto. Aqui, será necessário trocar o vedante. Além do vedante correto, você vai precisar de:
O primeiro passo é extrair a parte que você gira para abrir a torneira. Basta apenas descobrir o parafuso (oculto por algum acabamento), desparafusá-lo e extrair o componente.
Você vai notar a presença de um pino de bronze, chamado de haste. Ele estará ligado ao reparo da torneira.
Com o alicate ou a chave de grifo, retire esse componente inteiro.
Cuidado pois o vedante, um pequeno disco de borracha, pode ficar dentro da torneira, então procure achá-lo. Uma vez com ele em mãos, você pode trocá-lo por um novo — caso analisar que ele é o causador do gotejamento.
Em alguns casos, o problema pode estar no reparo. A sujeira pode ser um fator, então limpe-o com água, garantindo que nenhum detrito fique entre ele e o vedante. Se o reparo estiver danificado (com a borracha rachada, por exemplo), você terá que trocar todo esse componente.
Aqui, o processo é quase igual e deve obedecer aos mesmos cuidados. A principal diferença é que a torneira ¼ não possui uma borracha de vedação. Por isso, é sempre necessário substituir todo o reparo.
Agora que você sabe como consertar o gotejamento da sua torneira, é hora de colocar a mão na massa. Por isso, separamos algumas dicas extras para tornar esse processo mais fácil e eficiente:
Desmonte primeiro a torneira para então comprar as peças de substituição.
Feche o registro de água antes de começar o processo.
Uma vez com a peça danificada em mãos, leve-a junto à loja de materiais de construção para que o vendedor indique uma alternativa semelhante para você.
Marcas diferentes podem ter processos de montagem e desmontagem diferente, portanto, considere o passo a passo acima como um guia básico.
Se tiver mais problemas, chame um encanador.
E então, aprendeu tudo sobre como consertar uma torneira pingando? Esperamos que esse conteúdo ajude-o a economizar dinheiro e evitar futuras dores de cabeça. Para mais dicas, lembre-se de continuar ligado em nosso blog!